A vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Rose Modesto, participou, ontem, em Três Lagoas, de um encontro com os acadêmicos beneficiários do programa Vale Universidade. Pela primeira vez, o programa contará com a edição de inverno, que disponibiliza de forma inédita em Mato Grosso do Sul, mais 500 novas vagas. Com isso, o Vale Universidade vai beneficiar quase dois mil acadêmicos no Estado.
Ontem,4, a vice-governadora e secretária de Assistência Social, Rose Modesto, reuniu-se em Três Lagoas com acadêmicos, estagiários e supervisores do Vale Universidade para fazer uma avaliação do programa e participar de uma de capacitação. “Praticamente dobramos o número de vagas disponibilizadas dentro do ano de 2015. E, para 2016, teremos mais novidades em relação à ampliação deste programa”, informou a vice-governadora, em entrevista ao Jornal do Povo.
De acordo com a secretária, o programa atende estudantes de universidades públicas e privadas. No caso das privadas, o governo do Estado custeia 70% do valor da mensalidade, 20% é de responsabilidade da universidade e o acadêmico paga apenas 10% da mensalidade. Em relação às universidades públicas, o repasse é feito diretamente na conta do estudante, sendo o cálculo baseado na média da mensalidade do curso em outras universidades. “Esse programa é muito importante, pois é uma maneira fantástica de proporcionar ao acadêmico a conclusão do seu curso”, destacou.
AVALIAÇÃO
Ao fazer uma rápida avaliação dos trabalhos à frente da Secretaria de Assistência Social, Rose disse que esta é uma pasta ampla e responsável, também, pelas Políticas da Juventude, da Igualdade Racial, da Mulher e do Indígena. “O nosso objetivo é fazer com que as pessoas, principalmente, as que são mais vulneráveis dentro dessas políticas, realmente sejam alcançadas pela política da assistência social. Esta missão nos foi incumbida pelo governador Reinaldo Azambuja”, salientou.
Rose Modesto informou que no mês de setembro o governo do Estado lançará um programa para qualificar os beneficiários do programa Vale Renda, que atende quase 60 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. “A nossa intenção é que essas famílias, através de uma qualificação e com um emprego melhor, possam viver de forma mais digna”, destacou.
POSIÇÃO DO PSDB
Para a vice-governadora Rose, sob o ponto de vista econômico, o país não está atravessando o seu melhor momento, mas assim mesmo o governador Reinaldo Azambuja está investindo em setores prioritários para a população. “O governo tem atendido o que é prioridade para as pessoas. Idealizamos a Caravana da Saúde, que já esteve em Três Lagoas, temos investido na área da segurança pública. Em quatro meses de mandato, o governador já convocou 1.100 novos policiais, além do governo estar investindo na ampliação de programas sociais”, acrescentou.
Na semana passada, representando o governo do Estado, a vice-governadora esteve participando de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff juntamente com todos os governadores do país. Segundo Rose, o seu partido, PSDB é de oposição, mas já decidiu que, as pautas que forem a favor do povo brasileiro,terão o apoio do partido. “O PSDB é um partido de oposição ao governo federal, mas não é a favor do quanto pior, melhor. Somos a favor do Brasil”, destacou.