Veículos de Comunicação

3

Vice não influencia voto para 58%, diz Datafolha

O vice mais citado (6%) foi o de Dilma, Michel Temer (PMDB), que teve a indicação confirmada em maio

A três meses das eleições, a maioria dos brasileiros ignora os nomes dos candidatos a vice-presidente e afirma que eles não terão qualquer influência em seu voto. De acordo com a mais recente pesquisa Datafolha, 58% dos eleitores do país dizem que não pensarão no vice ao escolher um dos presidenciáveis.

Segundo a reportagem, outros 25% afirmam que o segundo nome da chapa influenciará pouco sua decisão de voto, e apenas 17% admitem levá-lo muito em conta diante da urna eletrônica.

Os eleitores com maior grau de escolaridade são os que mais se importam com o vice. Dos que concluíram o ensino superior, 46% dizem que ele não exerce qualquer influência sobre seu voto, e 19%, que influencia muito. No grupo que não ultrapassou o ensino fundamental, o percentual de brasileiros que dizem não se importar com o vice salta para 64%. Os que afirmam se importar muito são 14%.

Como só 13% dos eleitores têm ensino superior, a balança pende contra o papel dos vices na corrida presidencial.

A pesquisa também revela que os candidatos a vice são desconhecidos do eleitor. Dos entrevistados, 94% não souberam dizer o nome do companheiro de chapa de Dilma Rousseff (PT). A desinformação chegou a 96% com José Serra (PSDB) e a 98% com Marina Silva (PV).

O vice mais citado (6%) foi o de Dilma, Michel Temer (PMDB), que teve a indicação confirmada em maio. Mesmo assim, 1% apontou outros nomes na chapa petista.