O balanço parcial da Operação Eleições 2022, divulgado neste domingo (2), mostra as ocorrências de segurança pública em Mato Grosso do Sul no 1º turno. Conforme apurado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Corumbá, foi registrada a apreensão de materiais de campanha, e na capital, uma urna eletrônica foi roubada. Ambas ocorrências registradas nesse sábado (1).
A ação está sendo acompanhada, em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), em Campo Grande. Em todo o Mato Grosso do Sul, cerca de 8 mil agentes da segurança pública estadual estão mobilizados para garantir a segurança do pleito.
Além do grande efetivo, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública emprega centenas de viaturas, bem como embarcações e aeronaves, em todo o Estado. Até o momento, a Operação Eleições 2022 registrou em todo o Estado:
Operação Eleições 2022
As ações da segurança pública foram intensificadas especialmente nos locais e espaços que possuem relação direta com o pleito eleitoral, como cartórios eleitorais, locais de votação, locais de totalização/apuração, vias públicas e estações de transporte público. Para tanto, cada instituição de segurança elaborou seu próprio planejamento específico de ações, protocolos e planos operacionais integrados.