A pandemia da Covid-19 mudou o cenário das eleições municipais de 2020. Os candidatos a prefeito e vereador tiveram que adotar estratégias para atrair os eleitores, já que os métodos tradicionais de campanha, como o corpo a corpo, caminhadas, encontros diários com grupos de pessoas, foram substituídos pelo mundo virtual. Por outro lado, estatísticas apontam alto índice de abstenção de voto.
Em Três Lagoas, dos 57.810 eleitores que foram às urnas, neste domingo (15), 3.255 anularam o voto. O número representa 5,53% dos votantes. Já 2.409 eleitores optaram pelo voto em branco (4,17%). O número é considerado alto pelos cartórios eleitorais da cidade.
A única diferença entre voto branco e nulo, além da questão estatística, é a forma como é registrado na urna pelo eleitor. Mas não são votos válidos e nem direcionados para candidatos.
Além disso, 26.163 eleitores não compareceram às urnas na eleição, o que representa 31,16% de abstenção, um dos maiores índices dos últimos anos, segundo a Justiça Eleitoral. Três Lagoas tem 83.973 eleitores aptos para votar e, por conta da crise sanitária, já era previsto altos índices de abstenções nas eleições municipais de 2020.
Confira a reportagem: