O senador Walter Pinheiro (PT-BA) é o novo líder do PT no Senado. A escolha foi feita na manhã desta quarta-feira (1), após reunião de pouco mais de três horas com representantes do partido. Eleito por unanimidade, depois que Wellington Dias (PT-PI) abriu mão da disputa, ele vai substituir Humberto Costa (PT-PE).
O novo líder ressaltou o consenso e a unidade da bancada na Casa e afirmou que o processo de decisão refletiu "a completa afinação entre os senadores e o PT".
– O partido não interferiu nas escolhas, mas foi parte de um processo decisório. Começamos o ano em paz e unificados – afirmou.
Comissões
Na reunião desta quarta-feira, foi definida também a continuidade da senadora Marta Suplicy (PT-SP) na 1ª vice-presidência da Casa. Os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Delcídio do Amaral (PT-MS) continuarão nas presidências das Comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Assuntos Econômicos (CAE), respectivamente.
Segundo Walter Pinheiro, houve uma "revisão" de um acordo estabelecido no ano passado que previa mudanças dos nomes nestes postos de comando para 2012.
– Não existiu ruptura de acordo, mas uma revisão. Não fomos movidos por pressões, mas por uma análise de elementos conjunturais que nos levou a concluir que seria melhor não haver modificações neste momento – explicou.
Atualmente, o PT conta com 13 senadores no Senado, além de Gleisi Hoffmann, que está à frente da Casa Civil.