O candidato a governador pela coligação “A Força do Povo”, Zeca do PT, apresentou suas propostas para o setor produtivo sul-mato-grossense em entrevista, nesta segunda-feira (23). Caso seja eleito, ele promete rediscutir as políticas agropecuárias, reduzir impostos e levar a paz ao campo.
Zeca afirmou que pretende convocar as entidades representantes dos produtores rurais, como a Associação dos Criadores (Acrissul), a Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul) e os sindicatos, para repensar os investimentos no setor. Como exemplo, citou a proposta de destinar recursos provenientes de impostos para serem aplicados na divulgação da carne e dos grãos em mercados no exterior.
“A primeira experiência desse programa foi em nosso governo. Levei o então presidente Fernando Henrique Cardoso até a fazenda Caiman – município de Miranda para lançar o vitelo pantaneiro. É uma carne diferenciada, e isso agrega valor ao produto”, disse Zeca.
O candidato questionou o atual governo, que segundo ele havia prometido acabar com o Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário (Fundersul), mas dobrou a arrecadação em quatro anos. “Em 2006 o Fundersul arrecadou R$ 93 milhões. No final do ano passado, foram arrecadados R$ 198 milhões”. Para Zeca, o governo “enganou o produtor rural”, e as pontes e estradas rurais estão deterioradas.