A conservação do solo na região de Jardim e Bonito tem mostrado resultados positivos para a qualidade da água nos rios locais. Após as fortes chuvas recentes, os rios da região não apresentaram turvação das águas, e o fenômeno da “trilha submersa” foi novamente observado, o que é um indicativo de que as medidas de preservação e conservação estão funcionando.
Essas ações têm sido coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com o objetivo de proteger as matas ciliares e as áreas de preservação permanente. O rio Olho D’Água, por exemplo, viu a volta do fenômeno da trilha submersa, um evento raro que ocorre quando a água permanece clara mesmo após o aumento do nível do rio devido às chuvas.
Além do rio Olho D’Água, a qualidade da água no rio Formoso também melhorou, embora algumas áreas ainda necessitem de mais cuidados. A recuperação da água nos rios da região tem sido fundamental para a manutenção do ecossistema e para a economia local, que depende do ecoturismo.
Programa Prosolo
O Programa Prosolo, criado em 2021, é uma das principais estratégias para alcançar esses resultados. Ele promove ações como o terraceamento e a restauração da vegetação nativa, além de usar equipamentos para a manutenção de estradas vicinais e o controle da erosão, visando a conservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade ambiental.
A criação da Câmara Técnica de Conservação do Solo e da Água de Bonito, Jardim, Bodoquena e Miranda também tem desempenhado um papel importante na gestão ambiental da região. Essa câmara delibera sobre projetos de empreendimentos e define as melhores práticas para preservar os recursos naturais locais.