Veículos de Comunicação

Antecipado

A dois meses do Natal, comércio já espera crescimento de vendas

Panetones e enfeites natalinos já tomam conta das prateleiras de lojas e supermercados de Três Lagoas

https://youtube.com/watch?v=FPEzf4msU6s
Panetones e enfeites natalinos já tomam conta das prateleiras de lojas e supermercados de Três Lagoas - Reprodução/TVC
Panetones e enfeites natalinos já tomam conta das prateleiras de lojas e supermercados de Três Lagoas - Reprodução/TVC

Outubro termina nesta quinta-feira e, inclusive, o dia 31 de Outubro é o de Halloween, o Dia das Bruxas. Mas aqui em Três Lagoas, o comércio local sequer esperou passar essa data e o Dia de Finados para enfeitar as vitrines com efeites de Natal. Aos poucos, as lojas do Centro da cidade estão ficando vermelha e dourada com a decoração faltando menos de dois meses para o Natal.

O ano passou voando e o fim de ano se aproxima. Tem loja que se antecipa e expõe decoração natalina ainda em outubro. Redes de supermercados também apostam na venda antecipada do tradicional panetone. O doce fica nas prateleiras o ano inteiro, mas desde o final do mês, tem ganhado destaque nos corredores. Para a costureira Lídia Vilhalba, nem precisa esperar o Natal para levar o produto para casa. "Eu adoro panetone com leite. Vê-lo nas gôndulas e em maior volume chega aumentar a vontade e acabo levando para casa", comenta.

E é justamente essa a estratégia do varejo. Segundo o atendente de uma rede de supermercados da cidade, Juscelino Menezes, o consumidor fica mais atraído quando vê o produto mais perto dele em corredores específicos do mercado. "Quando chega de determinadas marcas ou com preços atrativos, desperta no cliente o desejo em comer e compra", explica.

No varejo, o comerciante geralmente espera a segunda semana de novembro para montar a vitrine natalina. Mas neste ano, no entanto, o consumidor é que parece estar mais disposto a gastar, de acordo com a avaliação da empresária Dalva Dalla Pria Chelatka. "A procura começou faltando mais de dois meses para o Natal. Nossos clientes nos procuraram através das redes sociais questionando se a loja já estava com estoque renovado", conta.

O otimismo para este ano é o maior do que o de 2018 quando as vendas natalinas cresceram 5,5% em relação ao ano anterior.

ASSISTA: