Você conhece bem todos os tipos de veículos existentes no mercado? Elaboramos um guia para você saber a história e as características dos principais formatos de carroceria dos automóveis. Além dos modelos mais comuns – como sedã, hatch e picape -, existe uma infinidade de opções, como roadster, landaulet e gran turismo. Afinal, passados 129 anos desde a criação do primeiro veículo de combustão interna, construído por Karl Benz em 1885, a história abriga uma variedade de opções capaz de confundir até mesmo os entusiastas do automobilismo.
Além disso, alguns modelos reúnem características de segmentos diferentes. Um exemplo é o Honda Fit, que pertence à categoria de hatches, mas possui carroceria monovolume – caracterizada pela pouca separação visual entre o compartimento do motor e a cabine. Perguntada, a própria fabricante se esquiva de especificar o modelo. “O Fit combina a versatilidade de uma minivan com o design de um hatch, por isso não o classificamos em um segmento específico”, explicou a marca.
Cabriolet
Por cabriolet compreende-se um modelo conversível derivado de um cupê ou de um sedã de duas portas. O teto retrátil pode ser rígido ou de tecido, de acionamento elétrico ou manual. Nesse tipo de modelo, o teto fica completamente aberto, sem arcos das portas ou do teto, restando apenas o para-brisa dianteiro. Porém, por motivos de segurança, atualmente grande parte dos veículos têm arcos de segurança atrás dos encostos de cabeça da última fileira de bancos, que podem ser retráteis ou fixos. Os modelos cabriolet, tradicionalmente, possuem ao menos quatro assentos, ainda que haja versões com dois lugares.
Crossover
Crossover é uma designação dada a modelos que misturam características de diferentes segmentos. Normalmente, esse nome é atribuído a modelos que possuem grande espaço interno, altura elevada em relação ao solo e visual robusto, porém, com estrutura monobloco e sem as pretensões fora de estrada dos SUVs, como ocorre com o Ford Edge, por exemplo.
Cupê
O nome cupê deriva do francês “coupé” (cortado). Apesar da difusão de cupês com duas portas, as fabricantes têm desenvolvido também modelos com quatro portas, como o Mercedes-Benz CLA e o Audi A7. Com três volumes na carroceria, esse formato se caracteriza pela união suave entre as duas porções posteriores. Faz parte desse segmento o recém-apresentado Honda Civic Si, que retornou ao País apenas nessa opção de carroceria.
Fastback
O formato de carroceria fastback define modelos que possuem uma inclinação da parte posterior da carroceria, com uma queda suave do teto até o final da carroceria. Nos modelos fastback, o vidro traseiro fica em posição horizontalizada. O modelo que mais popularizou essa silhueta foi a primeira geração do Ford Mustang. O estilo fastback foi incorporado, inclusive, na última encarnação do esportivo.
Furgão
Os furgões podem ter um ou dois volumes na carroceria e se caracterizam pelo amplo compartimento destinado ao transporte de cargas. Esses modelos não possuem janelas laterais ou assentos para passageiros na parte traseira. Pertencem à categoria, por exemplo, os Fiat Doblò Cargo e Fiorino.
Gran Turismo
O nome gran turismo é italiano e se refere a modelos esportivos com duas portas, motor dianteiro e tração traseira. Os veículos desse segmento originalmente possuem disposição de assentos 2+2, com espaço para dois passageiros na dianteira e dois bancos pequenos na traseira. Faz parte da categoria o modelo Maserati GranTurismo, vendido atualmente no Brasil. Tradicionalmente, a silhueta dos gran turismo possui traseira curta e capô dianteiro longo.
Hatchback
A carroceria hatchback talvez seja uma das mais conhecidas pelo público. Esse estilo dá forma aos modelos mais vendidos atualmente no País, como Volkswagen Gol, Fiat Palio e Chevrolet Onix. Esse formato de carroceria se caracteriza por sua proporção dividida em dois volumes e pelo habitáculo curto, que termina logo após o espaço destinado aos passageiros de trás.
Jipe
O conceito de jipe é de um veículo de dois volumes, montado sobre chassis de longarina, com altura elevada em relação ao solo e aptidão fora de estrada. Esses modelos, normalmente, adotam sistemas de suspensão reforçados, assim como tração integral. Atualmente fazem parte deste segmente modelos como Troller T4 e Jeep Wrangler.
Kammback
As carrocerias Kammback se baseiam num conceito aerodinâmico desenvolvido pelo alemão Wunibald Kamm em 1930. Os modelos que lançam mão de tal artifício possuem uma queda suave do teto que é interrompida abruptamente na traseira, podendo assumir, inclusive, um ângulo negativo. Os estudos de Kamm deram conta que, deste modo, o arrasto aerodinâmico seria menor. Os modelos mais emblemáticos vendidos no Brasil que se utilizaram do conceito kammback foram o Citroën C4 de duas portas e, atualmente, o Toyota Prius.
Kei Car
Kei Car é uma categoria de carros compactos produzidos no Japão destinados ao mercado local. Eles possuem 3,4 m de comprimento, 1,48 de largura, motor de 0.66 litros e até 64 cv de potência. As dimensões e o propulsor são definidos por lei, o que permite a esses veículos se beneficiarem de incentivos fiscais. Os kei cars surgiram após a Segunda Guerra Mundial para reaquecer a indústria automobilística japonesa.
Landaulet
Os modelos Landaulet – inexistentes atualmente – são limousines com a parte dos passageiros traseiros descoberta. Esse tipo de veículo normalmente é utilizado por figuras públicas e chefes de Estado. A Peugeot criou no ano 2000 o modelo 607 Paladine, um Landaulet destinado ao presidente da França. Em 2009, a atualmente extinta Maybach também produziu uma versão Landaulet baseada no modelo 62 S.
Limousine
Limousines são basicamente carros com o entre-eixos prolongado. Normalmente esses veículos possuem uma divisória retrátil no interior da cabine, que divide o espaço reservado ao motorista em relação aos passageiros de trás. Também é comum que tais modelos sejam equipados com acabamento diferenciado e itens de luxo. Atualmente nenhuma limousine de fábrica é oferecida no Brasil.
Minivan
Uma minivan, assim como ocorre com os furgões, possui amplo espaço interno e não tem divisórias entre as partes dianteira e traseira da cabine. Entretanto, as minivans são destinadas ao transporte de passageiros. Apesar da profusão de modelos desse segmento com carroceria monovolume, também existem modelos com dois volumes diferenciados, com uma separação visível entre a parte da cabine e o compartimento do motor. Diferentemente dos furgões, as minivans possuem assentos e janelas na parte traseira do habitáculo. No Brasil, os modelos Citroën C3 Picasso e Fiat Idea pertencem a esse segmento.
Monovolume
Por monovolume compreende-se um veículo no qual o capô e o habitáculo formam um único volume. Normalmente esse tipo de carroceria é utilizada em minivans, mas há casos em que ela é aplicada em hatchbacks, como na primeira geração do Mercedes-Benz Classe A e no Honda Fit. Portanto, monovolume não é um segmento, mas sim um formato de carroceria.
Notchback
Apesar de raros no Brasil, os notchbacks são populares em outros lugares do mundo, como na Europa, por exemplo. Modelos como Ford Mondeo e Opel Insignia têm disponíveis a opção, além das conhecidas variações perua e sedã. A carroceria notchback possui três volumes, como ocorre num sedã, porém com o terceiro volume menor. Além disso, a tampa do porta-malas abre junto com o vidro traseiro – diferentemente dos sedãs -, tal qual ocorria no finado Ford Escort de cinco portas.
Perua
Também chamadas de Station Wagon, Break e Estate, as peruas são modelos familiares – normalmente derivados de um veículo sedã – que possuem apenas dois volumes na carroceria. Sem divisória entre o banco traseiro e o compartimento de carga, o habitáculo se estende até o vidro traseiro. O segmento, que já foi muito popular, tem perdido espaço para outras categorias, como SUVs e crossovers. Atualmente estão disponíveis no Brasil os modelos Fiat Palio Weekend e Volkswagen SpaceFox, por exemplo.
Picape
Picapes são veículos com o habitáculo separado da caçamba. Há modelos feitos sobre chassi de longarina, que permite a instalação de diferentes tipos de caçamba na traseira, e picapes com chassi monobloco – normalmente derivadas de modelos compactos. Esse tipo de carroceria, em geral, possui três volumes, sendo a diferença entre cabine e caçamba bem pronunciada.
Roadster
Originalmente o termo roadster se refere a um modelo conversível com dois assentos posicionados próximos ao eixo traseiro. Os primeiros modelos dessa categoria possuíam carroceria simplista, sem vidros laterais ou até mesmo sem as portas dos passageiros. Em alguns casos, tais equipamentos eram de lona, assim como a capota, num solução semelhante à adotada em jipes. Atualmente os carros designados como roadsters não necessariamente possuem tais características.
Existe ainda o termo “Spider”, utilizado algumas vezes nos modelos italianos. Segundo o assessor técnico da Fiat, Ricardo Dilser, o nome é apenas uma referência diferente ao mesmo estilo de carroceria roadster. “Spider, a princípio, tem origem no termo britânico “speeder”, uma espécie de carruagem aberta para duas pessoas. Portanto, por definição de carroceria, se iguala ao termo roadster”, explicou ele.
Sedã
Por sedã compreende-se um carro com três volumes definidos, seja ele com quatro ou com duas portas. Nos veículos com esse formato de carroceria, o porta-malas é separado do habitáculo. Dessa forma, a tampa do compartimento é separada do vidro traseiro e não dá acesso ao interior da cabine. Modelos como Toyota Corolla e Honda Civic são alguns dos representantes dessa categoria no País.
Shooting-break
Os modelos shooting-break se originaram a partir do uso de elementos de perua em um veículo cupê. O termo surgiu na Inglaterra, durante o século XIX, quando aristocratas britânicos criaram um veículo com a carroceria adaptada para o transporte de rifles de caça. Originalmente atribuído a modelos de duas portas, com linhas esportivas e parte traseira elevada, atualmente também pertencem ao segmento modelos com quatro portas, como o Mercedes-Benz CLS Shooting Brake.
SUV
O nome SUV é dado para os utilitários esportivos. Segundo Ricardo Dilser, de início esses modelos eram derivados de picapes. Com o passar do tempo, os carros da categoria evoluíram para uma proposta de uso misto, apostando cada vez mais nas capacidades dinâmicas para o uso no asfalto, em detrimento do uso fora de estrada.
“Quando surgiram na década de 40, os SUVs aproveitavam um chassi de picape. Mas os modelos modernos evoluíram para a construção monobloco, de construção mais leve, que se traduz em economia de combustível”, disse o assessor técnico da Fiat. Atualmente fazem parte desse segmento modelos de tração dianteira, como o Ford Ecosport, assim como veículos criados sob a concepção original do segmento, como o Chevrolet Trailblazer.
Targa
Os modelos Targa são conversíveis. Entretanto, apenas a parte do teto acima dos assentos dianteiros é removível. De início, a peça era retirada manualmente, mas hoje existem modelos com teto retrátil, como é o caso da última geração do Porsche 911 Targa. Nesses modelos também há um arco estrutural aparente.