O resultado das urnas em Campo Grande neste domingo (6) reescreve a história política da capital sul-mato-grossense. Pela primeira vez, duas mulheres foram eleitas para disputar o segundo turno das eleições municipais e a cidade vai eleger uma figura feminina para ocupar a vaga no executivo.
Contrariando as principais pesquisas eleitorais – divulgadas durante a campanha eleitoral -, que davam como certa a primeira vaga ao segundo turno para a candidata Rose Modesto (União), a atual prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), assumiu a liderança de votos do início ao fim da apuração, mantendo entre 2 e 3 p.p. à frente da adversária.
Adriane conquistou a preferência de 140.913 eleitores (31,67% dos votos válidos) e Rose conquistou 131.525 eleitores (29,56% dos votos válidos), o que corresponde a uma diferença de 9.388 votos entre as duas candidatas.
O segundo turno das eleições será no último domingo de outubro, dia 27.
Nas eleições municipais deste ano, sete candidatos concorreram ao cargo de prefeito de Campo Grande. Além de Adriane e Rose, também disputaram o pleito: Beto Pereira (PSDB), que obteve 25,96% dos votos válidos; Camila Jara (PT), 9,43%; Beto Figueiró (Novo), 2,45% ; Luso Queiroz (PSOL), com 0,70%; e Ubirajara Martins (DC), com 0,24% dos votos válidos.