Veículos de Comunicação

Campanha

Advogada de Três Lagoas precisa de doadores de medula óssea

Jovem esta com leucemia e depende de transplante para vencer a doença

A três-lagoense, Simoni Ferreira, de 36 anos, precisa de doadores de medula óssea. A advogada foi diagnosticada com leucemia e depende de transplante para vencer a doença. Para ajudar, a família de Simoni realiza mutirão no Hemosul para fazer o cadastrado de doação.

De acordo com Luciana Ferreira, prima de Simoni, desde a semana passada é grande o movimento no Hemosul, de familiares que buscam ajudar. Porém, a dona de casa chama a atenção da população para se unir a esse propósito. “É muito difícil encontrar um doador, por isso, quanto mais gente melhor. Além de ajudar a ‘Si’ todos nós estaremos ajudando milhares de pessoas que estão na fila esperando por medula óssea”, destacou.

O procedimento de cadastro para doação de medula é bem simples, basta preencher um formulário e passar pela coleta de apenas 5 ml de sangue. Depois disso, os dados ficam no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Conforme Silvana Domingos, auxiliar de serviço em saúde, é importante que o cadastro seja feito consciente, pois, ao encontrar um receptor compatível, o doador pode ser convocado a qualquer momento. “Muita gente tem medo, acha que vai colher um liquido da coluna e que poderá ficar aleijado, quando na verdade não é nada disso”, destacou.

Silva disse ainda que o procedimento de doação é muito simples se comparado a nova chance de vida que o doador dará a quem precisa. “Podemos ser a esperança de muita gente. Doar medula, é doar vida”, completou.

O Hemosul de Três Lagoas fica na rua Manoel Rodrigues Artez, número 520, no bairro Colinos e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

Podem doar medula óssea que apresenta boa saúde e que tenha entre 18 e 55 anos.