Veículos de Comunicação

Maracaju

Água Clara comemora 61 anos com inaugurações, torneios e shows

Mato Grosso e Mathias cantam no dia do aniversário da cidade, dia 8

Começa neste domingo, 1°, a programação dos 61 anos de Água Clara, que será uma missa na Igreja Matriz São Judas Tadeu. O aniversário da cidade é no dia 8 de fevereiro, dia em que haverá show com a dupla Mato Grosso e Mathias, além de pratas da casa, queima de fogos e entrega de título de cidadão água-clarense.

Para o dia 2 de fevereiro haverá a abertura do Torneio de Futevôlei; no dia 3 está programada a “Ação 61 ano com Saúde”, onde serão realizados diversos atendimentos médicos, odontológicos, além de cortes de cabelo, serviços de manicure e entrega de mudas.

Nos dias 4 e 5 haverá jogos do Torneio de Futevôlei, além disso também será reinaugurado o Centro Cultural. No dia seguinte haverá entrega de equipamentos e seis veículos novos adquiridos através de emendas federais, baile Grupo da Melhor Idade, final do Torneio de Futevôlei e para encerrar formatura do Senai.

Para o sábado, dia 7 de fevereiro haverá inauguração da reforma do Cras e inauguração asfáltica dos bairros São Judas Tadeu I e II,  Jardim Nova Água Clara, em seguida será inaugurado o Ginásio de Esporte da Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, lançamento do asfalto do Jardim das Palmeiras; será inaugurada também a academia ao ar livre. Durante a tarde será inaugurada também a lavanderia do Hospital Nossa Senhora Aparecida. A noite haverá show com a cantora gospel Mara Maravilha.

No domingo, dia 8, dia do aniversário da cidade a programação começa às 10h com entrega de título de cidadão água-clarense, a noite haverá show com os pratas da casa e em seguida com a dupla sertaneja Mato Grosso e Mathias. O encerramento das comemorações será com queima de fogos.

História

De acordo com Censo 2011 a cidade tem 14,686 habitantes. No ano de 1953, pela Lei nº 676, de 11 de dezembro, o Distrito de Água Clara é elevado à categoria de Município, sendo sua instalação efetivada a 8 de fevereiro de 1954. Em 1975, o trecho férreo de Água Clara foi incorporada como uma divisão da RFFSA. Em 1977, o sul de Mato Grosso é desmembrado para dar origem ao atual estado de Mato Grosso do Sul, a qual Água Clara faz parte atualmente.

Em 1996 a ferrovia foi privatizada pelo governo FHC e entregue em concessão para a Novoeste. A consequência da privatização é o início da modernização da área: demoliram o depósito onde ficavam guardados maquinas e vagões, a maioria dos ferroviários foram embora, as casas foram ficando abandonadas, onde pessoas foram invadindo e muitas foram reformadas, o quartinho dos truqueiros foi demolido.