A Amazon, gigante varejista de internet, quer se transformar em um grande estúdio de Hollywood e produzir filmes para serem lançados nos cinemas. A empresa anunciou que pretende produzir 12 filmes por ano.
O anúncio, segundo uma reportagem publicada pelo site da revista "Variety", irritou os tradicionais estúdios de Hollywood porque os filmes produzidos pela Amazon entrariam apenas três meses depois de lançados no site de streaming da empresa. O prazo padrão utilizado pela indústria é de um ano.
Os longa-metragens serão produzidos pela Amazon Studios e depois exibidos pelo serviço de streaming da empresa, o Amazon Prime Instant Video. Além de atingir os grandes estúdios, a decisão também afetará outros sites de streaming, como o Netflix.
Especialistas ouvidos pela revista "Variety", no entanto, não acreditam que os longas da Amazon irão em curto prazo atrapalhar os grandes estúdios, já que eles serão filmes independentes, de nicho e de baixo orçamento (entre US$5 milhões a US$25 milhões). A Amazon, por sua vez, justificou a decisão de exibir os filmes em streaming poucos meses depois de lançados no cinema como uma demanda do próprio público, que não gosta de esperar tanto tempo para ver o sucesso de bilheteria na televisão de casa.
Vale lembrar que a Amazon contratou os diretores Woody Allen e Guillermo del Toro para escreverem e dirigirem séries de TV originais para serem exibidas no serviço de streaming da empresa. Além disso, a série de TV "Transparent", produzida com exclusividade para o canal da Amazon, ganhou seu primeiro prêmio neste ano, com o Globo de Ouro de melhor ator em série de Comédia de TV para Jeffrey Tambor. A série fala sobre um homem transgênero.