Veículos de Comunicação

HORA AGÁ’ Só após findo o prazo saberemos quem ganhou mais neste festival de troca troca partidário. Uma coisa é certa: pesou nas decisões a racionalidade contábil. Ninguém vestiu outra camisa por ideologia ou motivos afins.


LEMBRO A ‘Operação Giroto’ começa lá atrás com seu ingresso no PR. Lembra? André prometeu ao presidente Valdemar C. Neto que seu partido teria um deputado federal daqui. A promessa era boa e foi cumprida nas urnas.


O CAPÍTULO seguinte se deu na ida de Marisa para o TCE. A articulação de André presenteou o PR com um senador (Russo). Mais uma vez o partido ficou satisfeito com o governador, do qual seus deputados são aliados aqui na AL.


LONDRES percebeu o golpe do italiano, mas como se diz: ‘nessas horas é melhor deitar para não cair”. Afinal, a convivência com André tem rendido dividendos e a experiência ensina: a sombra do poder sempre dá bons frutos.


O DISCURSO do PR está afinado, sem ressentimentos. Mas é intrigante (e inteligente) o convite ( recusado) de Paulo Correia – ao Paulo Siufi – para se filiar ao PR. Em política as doces aparências nem sempre retratam a realidade. Não é?


ESPECULAÇÕES Já conhecidos os nomes que ‘brigam’ pelo posto de candidato a vice de Giroto. Não se decidirá isso da noite pro dia. As convenções acontecerão só entre 10 e 30 de junho de 2012. Até lá tanta coisa pode acontecer.


A OPOSIÇÃO está silenciosa, mas preocupada com os últimos lances. Claro que tentará tirar proveito até com alianças num eventual 2º turno. O problema do PT é a falta de renovação de nomes e o racha interno. Já esteve melhor.


‘BENVENUTO’ Sentindo o drama de ‘sem mandato’, Dagoberto segue o conselho de Schimidt: Se perder mais uma eleição, ‘bye…bye’. Aí, seus vizinhos já estariam se acostumando com suas aulas de canto em italiano.’Mamma mia!”


‘TUDO CERTO’ A nova fase de afagos nas relações PMDB-PDT tranqüiliza Loester no episódio de mudança de partido. Ele só tomou a decisão após consultar antes seus ‘guias e orixás’. É outro que anda falando bem o italiano.


‘PÉROLA’ Cemitério lotado – sepultamento do corpo do velho companheiro – o emocionado prefeito, após saudar a viúva, filhos e parentes do falecido mandou brasa: “…Quero saudar também meus conterrâneos e subterrâneos…”


PERDAS Perdemos mais um deputado estadual da Assembleia Constituinte de MS: Horácio Cerzózimo, que chegou a presidir o TCE por três vezes. Antes dele já haviam falecido: Rudel Trindade, Ramez Tebet e Zenóbio dos Santos.

ABRINDO AS PERNAS Após permitir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e isenção de impostos, derrubarão a meia entrada de idosos e estudantes na Copa, como quer a Fifa. Quanto a corrupção reinante, é melhor nem falar.


PENSANDO BEM… Muitos, por conveniência pessoal, confundem as obrigações dos poderes públicos. Neste rol estão os ‘dogueiros’ da capital, que insistem: é obrigação da prefeitura disponibilizar local para o exercício de suas atividades.


‘PERALÁ…’ Exceto o apoio político de vereadores, em que lei eles se baseiam para insistir nesta premissa? Comerciantes como quaisquer outros, querem transformar aquela mera permissão (na A. Pena) numa utópica concessão.


A PREFEITURA não pode se vergar a esse tipo de pressão, sob pena de abrir a porteira para outros pedidos ilegais. Os comerciantes estabelecidos, que pagam impostos, se sentem com uma bolinha vermelha na ponta do nariz.


PERGUNTO: quanto custa o m2 de um terreno para se abrir uma lanchonete na cobiçada Afonso Pena? Qual o investimento total? E mais: os moradores são obrigados a agüentar o cheiro de fritura e o barulho até raiar o dia?


A PROPÓSITO Na Europa acabou a mamata do Estado ser o provedor; o cidadão só tinha direitos, inclusive a baita aposentadoria em idade precoce. Apesar dos protestos, Governos desmamaram os ‘afilhados’. É o fim do paternalismo.


A RECEITA de ‘ensinar a pescar’ ignorada: o governo anuncia que tem aumentado a concessão do ‘Bolsa Família’. É sinal que o projeto não atingiu os objetivos. O pessoal quer continuar na moleza de ‘ganhar o peixe’. Desse jeito é fácil!


DO LEITOR: “A recente tragédia acendeu a luz amarela para os moradores de prédios na capital. O Corpo de Bombeiros dispõe de ‘escada Magiriuz’ para atingir o topo de um edifício de mais de 15 andares de altura?” Boa pergunta.


ESQUEMAS Vantagens financeiras de políticos nas emendas parlamentares sempre foram questionadas. Mas a denúncia do deputado Roque Barbieri (SP) aflora o debate. Difícil mesmo é provar. Esse pessoal costuma não deixar rabo.


UMA BOA! Tem gente apostando contra, mas essa CPI da Construção na AL pode revelar o ‘mundo subterrâneo’ de ilegalidades como ocorre nas carvoarias. Em ‘outros tempos’, o PT já estaria se mobilizando em passeatas. Agora…


GREVES! Bancos e Correios continuam sacaneando, embora sejam símbolos da lucratividade. O pessoal destas duas categorias faz ‘acrobacias’ para sobreviver com o ganho mensal. O leitor precisa levar isso em consideração. Certo?