Diante de necessidades levantadas por trabalhadores de Anastácio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promove hoje e amanhã, 22 e 23 de abril, um curso piloto sobre aplicação de medicamentos em eqüídeos, que são cavalos, éguas, burros e jumentos, animais muito utilizados para transporte nas propriedades rurais.
O curso está sendo ministrado para 12 participantes e tem uma carga horária de 16 horas. Esta primeira capacitação acontece acompanhada por um técnico do Senar, que junto ao educador responsável pelo treinamento irá avaliar o plano institucional e fazer os devidos ajustes. A decisão se o curso entra ou não para o catálogo definitivo do Senar será dada pela superintendência.
O técnico Horário Tinoco, que acompanha o curso em Anastácio, fala da importância que este tipo de conhecimento tem para os produtores rurais que têm esses animais em suas propriedades. “Saber aplicar medicamentos nos animais é muito importante. O produtor não irá fazer o trabalho de um veterinário, mas no caso de grande distância entre o profissional e o animal que precisa ser tratado, o proprietário já pode ir tomando providências”, avalia.