O governador André Puccinelli lança hoje (15) medidas de apoio à pecuária de corte pantaneira. A solenidade será realizada às 10 horas na Governadoria, localizada no bloco 8, Parque dos Poderes. A solenidade contempla a assinatura de termo de cooperação sobre linha especial de crédito rural. A iniciativa conta com a parceria do Banco do Brasil e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).
Para apoiar os produtores rurais da planície pantaneira, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção (Seprotur), articula medidas de apoio para viabilizar a movimentação de animais na região do Pantanal, para áreas não inundáveis e para o planalto sul-mato-grossense.
De acordo com o ciclo de cheias e secas do Pantanal, o rebanho bovino é movimentado para as partes mais altas da região no período das enchentes e retorna após o escoamento das águas. É previsto que em 2010 haja um aumento do fluxo de bovinos, tanto para comercialização como para apascentamento temporário em áreas não sujeitas a inundações e posterior retorno às suas áreas de origem.
As ações incluem apoio financeiro especial do Banco do Brasil para aquisição de bovinos destinados à recria e terminação; continuidade na implementação da linha de financiamento do FCO para aquisições de matrizes bovinas em fase de procriação; concessão de crédito de custeio pecuário para possibilitar aos produtores da planície pantaneira a remoção de animais, em caráter provisório, para áreas não sujeitas a inundações; autorização temporária para a movimentação de animais financiados pelo sistema de “retenção de matrizes no pantanal” e acompanhamento sanitário do rebanho a ser removido para áreas não sujeitas a inundações.