O ano letivo 2021 da Rede Municipal de Ensino (Reme), de Campo Grande, começa no dia 8 de fevereiro, de forma remota. A decisão de manter os alunos em casa se deve a pandemia da Covid-19 não ter se estabilizado ainda na capital. A medida foi divulgada nesta quarta-feira (27) pela prefeitura .
Todas as 104 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e as 98 escolas de ensino fundamental deverão elaborar um plano de retorno das aulas presenciais. A medida serve para deixar tudo pronto para a retomada do ensino presencial que ainda segue indefinido.
A possibilidade só será cogitada quando os números de infecção, internação e morte por Coronavírus forem reduzidos na capital. E mesmo assim, as unidades escolares terão que adquirir equipamentos de proteção para professores, funcionários das unidades e alunos, como máscaras e álcool em gel. O plano de retomada das aulas nas escolas também deve incluir adaptações nas estruturas de cada unidade. Poderão incluir instalação de pias para lavagem das mãos e instalação de dispenser com álcool, em locais estratégicos das unidades.
Enquanto a normalidade do ensino não se reestabelece, os alunos da Reme vão continuar com aulas pela TV Reme (canal 4.2 da TVE, e Youtube), Rádio Reme (aplicativo) e outros meios utilizados pelos professores e pelas unidades escolares. O ano letivo somente poderá ser encerrado depois do efetivo cumprimento dos duzentos dias letivos previstos no calendário escolar. No caso das Emeis, será no dia 22 de dezembro, e nas escolas, 16 de dezembro.