Um novo lote de imunizantes contra a Covid-19, contendo 25.200 doses da vacina Spikevax, fabricada pela Moderna, chegou a Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (25).
Os 79 municípios do estado estão com o estoque zerado há pelo menos duas semanas. A Secretaria de Saúde (SES-MS) informou que a distribuição das vacinas será realizada a partir de segunda-feira (28).
“Os municípios poderão retirar a quantidade de doses disponível para a reposição de seus estoques. Este novo lote possui data de validade até fevereiro de 2025”, explica a coordenadora Estadual de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger.
A vacina Spikevax é monovalente, ou seja, protege contra a variante XBB 1.5 e está disponível para a imunização de crianças e adultos.
A distribuição do imunizante aos estados é de responsabilidade do governo federal. Nesta semana, o Ministério da Saúde negou que houvesse falta generalizada de vacinas no país.
Em nota, citou um “desabastecimento momentâneo” entre os dias 16 de outubro (data de vencimento das doses) e 22 de outubro.