A indústria cresce e o volume de tributos arrecadados no setor avança na mesma proporção. Somente neste ano, houve crescimento de 140% na receita com impostos no segmento. O setor gerou neste ano mais de R$ 4 bilhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao Estado.
Do total arrecadado com o imposto no Estado neste ano, 40% corresponde ao setor. Já a arrecadação geral do tributo cresceu 30% no primeiro trimestre. Boa parte deste avanço se dá pela rigorosa fiscalização tributária. Neste cenário, o fiscal tributário estadual é peça fundamental no resultado.
Dentro da campanha Feito no MS, que mostra a força da indústria no Estado, esteve na quinta-feira participando do programa CBN Campo Grande, o presidente do Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul (Sindifiscal), Francisco Carlos de Assis, o Chiquinho. De acordo com ele no primeiro trimestre, a arrecadação de ICMS no Estado aumentou 30%, com uma média de 10% ao mês já descontada a inflação.
Desse montante a indústria teve uma participação bastante expressiva, segundo o fiscal tributário.”A indústria de MS está em franca expansão. O setor teve incremento no primeiro trimestre de 140% na receita nominal com crescimento de 47% ao mês, impactando sobremaneira a receita do Estado”, salientou.
O presidente do Sindifiscal ainda destacou a reforma tributária, a atuação dos servidores e falou sobre a importância da tributação para manter os serviços essenciais funcionando no Estado.