Veículos de Comunicação

Oportunidade

ARTIGO: "A verdade vos libertará", pelo Padre Sandro Rogério

Na quarta-feira passada (dia 1º de abril), ?celebramos? o ?Dia da MENTIRA?...

-
-

Na quarta-feira passada (dia 1º de abril), “celebramos” o “Dia da MENTIRA”. Recordei-me do Evangelho que afirma sem meios termos: “o diabo é o pai da mentira” (Jo 8,44). Ainda, “da verdade não provém mentiras” (cf. 1Jo 2,21).

O fato me fez refletir também sobre a vivência da fé dos cristãos ao ponto mais intimo do ser. Os muçulmanos fazem verdadeiros “levantes” quando agridem (ou brincam com) a figura do seu Profeta Maomé. Os cristãos (brasileiros) somos “lights”. Quase “nem aí”. Fazemos piadas com Deus e o diabo “numa boa”. Senão, vejamos.

Há entre os DEZ Mandamentos, um que diz “não levantar falso testemunho” que, entre outras coisas, proíbe a mentira. É o oitavo mandamento (cf. Ex 20,16). No entanto, temos um dia para celebrar o pecado e, ainda mais, com gracejo! O DIA DA MENTIRA.

Responda rápido: você gosta de ser enganado? Gosta quando mentem para você? E porque então gostamos (?) de enganar os outros, mentindo (ainda que “de brincadeirinha”)?

Jesus, nosso Mestre, se definiu com palavras claras: “EU SOU o Caminho, a VERDADE e a Vida” (Jo 6,14). Diga-me se não é “engraçado”. Nós, discípulos da VERDADE, gastamos um dia mentindo (!) “de brincadeirinha”.

Será ainda pior se considerarmos o que dizemos no dia das mães, dos pais, das mulheres, dos padres etc. “Dia da melancia não é só hoje. Todo dia é dia da melancia” (apenas exemplo). Nossa! Imagine. Todos os dias como dias da mentira. Caberia outra pergunta. Se nesse dia, mentimos “de brincadeirinha”, todos os outros dias serão para mentiras de verdade? [Quanta contradição!].

Vivemos enganando aos outros e a nós mesmos. E já dissemos que não gostamos de ser enganados. Na missa que celebrei naquele dia, me ocorreu essa contradição. Fomos celebrar a Verdade no Dia da Mentira…

Mas, existe luz no final do túnel. Se há UM dia da mentira, graças a Deus, todos os outros dias do ano são Dias da VERDADE. E quero crer, isso seja verdade na sua e na minha vida.

Pergunta final. Você que passou o 1º de abril contando mentiras “de brincadeirinha”, vai passar os outros 364 dias do ano VERDADEANDO? Não se esqueça das palavras do Senhor Jesus. “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (Jo 8,32). Todo aquele que é da Verdade escuta as Palavras de Deus e as põe em prática.

Pela vida, sempre!

 

Padre Sandro Rogério dos Santos

Administrador Paroquial de Piquerobi

Blog “Tudo tem seu tempo” http://sandrogerio.zip.net