Veículos de Comunicação

Retorno

Aulas presenciais nas escolas estaduais voltam em agosto

Escolas deverão seguir um conjunto de orientações para definir o total de estudantes presentes nas salas

Escolas deverão seguir um conjunto de orientações para definir o total de estudantes presentes nas salas - Arquivo/JPNews
Escolas deverão seguir um conjunto de orientações para definir o total de estudantes presentes nas salas - Arquivo/JPNews

As escolas estaduais de Mato Grosso do Sul voltarão a receber os estudantes a partir de 2 de agosto. Com a decisão, mais de 200 mil alunos retornarão de forma alternada, respeitando o protocolo de volta às aulas, lançado em novembro de 2020.

De acordo com o calendário escolar, entre os dias 2 e 16 de julho os estudantes da Rede Estadual de Ensino estarão em recesso. O retorno às atividades, ainda de forma remota, será no dia 19 do mesmo mês.

Segundo o governo do Estado, no dia 19 de julho, os profissionais da Rede Estadual retornam de forma presencial para planejamento das atividades e organização das unidades de ensino junto às equipes escolares, bem como para o devido acompanhamento dos estudantes que seguirão com as aulas remotas até o final do mês.

No dia 2 de agosto será o retorno às atividades no formato presencial para os estudantes, com alternância, respeitando os indicadores (bandeiras) do Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir).

As escolas deverão seguir um conjunto de orientações para definir o total de estudantes presentes nas salas.

De acordo com o grau de risco (bandeira), apontado pelo Prosseguir, os gestores escolares poderão contar com um percentual dos estudantes de forma presencial nas salas de aula. Apenas quando o município estiver em grau “baixo” (bandeira verde) não haverá a necessidade de alternância entre os estudantes.

NÚMERO DE ALUNOS EM SALA

Em grau “extremo” (bandeira cinza), 30% dos estudantes presentes em sala;

Em grau “alto” (bandeira vermelha), 50% dos estudantes presentes em sala;

Em grau “médio” (bandeira laranja), 70% dos estudantes presentes em sala;

Em grau “tolerável” (bandeira amarela), 90% dos estudantes presentes em sala;

Em grau de risco “baixo” (bandeira verde), 100% dos estudantes presentes em sala.

Desse modo, observando a média de ocupação das salas de aula da Rede Estadual de Ensino de 30 estudantes em sala de aula (de acordo com dados do Inep), temos o seguinte contexto:

Grau “extremo” (bandeira cinza): 09 estudantes em sala;

Grau “alto” (bandeira vermelha): 15 estudantes em sala;

Grau “médio” (bandeira laranja): 21 estudantes em sala;

Grau “tolerável” (bandeira amarela): 27 estudantes em sala;

Grau “baixo” (bandeira verde): 30 estudantes em sala.