Veículos de Comunicação

Oportunidade

Aumenta o volume de concessão de crédito

O volume de concessão de crédito livre pelas instituições financeiras, ou seja, o tipo de crédito que não tem destinação específica, já ultrapassou o patamar registrado no fim do mês de setembro e se aproxima dos níveis "pré-crise", informou ontem (9) o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
Ele lembrou que a crise financeira começou a ter reflexos maiores no país de meados de setembro em diante, com o anúncio de concordata do banco norte-americano Lehman Brothers.
Pela média diária, disse Meirelles, tomando um número base de 100 pontos em setembro do ano passado, o volume de concessões recuou para 92,7 pontos em outubro, subiu um pouco, para 96,8 pontos em novembro de 2008, e avançou mais ainda: para 101 pontos em dezembro. Em janeiro deste ano, revelou ele, ficou em 101,1 pontos.
O presidente do Banco Central observou que o volume de concessões no crédito livre alcançou, até janeiro, uma elevação de 1,1% contra o patamar de setembro do ano passado. "Já voltamos a nos aproximar dos níveis pré-crise. Já está um pouco acima dos níveis de setembro", disse Meirelles durante o IV Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea, em Brasília.