A partir de sábado (1º), Três Lagoas voltará a contar com uma barreira sanitária na divisa com Castilho, no Estado de São Paulo. O serviço foi instalado no mesmo local em abril de 2020 para conter o avanço da Covid-19. Depois, da cidade apresentar redução nos casos de pessoas contaminadas com o novo Coronavírus, o serviço foi desativado em agosto do ano passado.
Mas, agora, diante do atual cenário da pandemia, em que o município contabiliza números alarmantes de casos, mortes e de pessoas em tratamento contra a Covid-19, a barreira sanitária será reativada na divisa com o Estado de São Paulo, que também tem registrado números altos do Coronavírus e das novas variantes.
A reativação foi uma solicitação da Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS). O serviço vai funcionar das 6h às 18h, sem intervalo de almoço, no Posto Fiscal Jupiá pelo prazo de 15 dias, inicialmente.
No local, haverá abordagem dos motoristas e passageiros dos veículos que estiverem chegando em Três Lagoas, bem como a aferição de temperatura, higienização com álcool em gel, orientações sobre prevenção contra o novo Coronavírus e, em caso suspeito, a pessoa será imediatamente encaminhada à unidade de saúde.
A reativação da barreira foi discutida em reunião realizada no Corpo de Bombeiros entre poder público, forças policiais e entidades civis. No dia 17, os órgãos envolvidos se reunirão novamente para apresentar o balanço da barreira e traçar novas metas.