O município de Bataguassu instituiu, nesta semana, a diretoria do Conselho Municipal dos Direitos dos Negros. O conselho foi criado pela Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, e visa efetivar as políticas públicas voltadas para a população negra e indígena do município.
De acordo com informações da Prefeitura de Bataguassu, os membros do conselho foram nomeados através do Decreto nº 191, de 25 de junho de 2015, sendo que fazem parte do CMDN, os representantes governamentais e quatro representantes não governamentais.
Segundo a coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Marilza Vicente da Silva Barros, houve a discussão e eleição dos membros da mesa diretora do Conselho Municipal dos Direitos dos Negros, que tem como presidente Iris Mara Oliveira Gomes e vice-presidente, Danilo Augusto Silva; 1º secretário Luciano Fernandes Gonçalves e 2º secretário, José Carlos Barbosa; 1º tesoureiro, Silvana Hermes e 2º tesoureiro, Cláudia (Assentamento Montana); 1º diretor de eventos, Maria Elenir da Silva e 2º diretor de eventos, Francisco Valério da Silva.
Marilza após a aprovação do Conselho Municipal dos Direitos dos Negros agradeceu a participação de todos os membros do referido Conselho que estiveram presentes no encontro, destacando que o mesmo foi instituído baseado em normativas expedidas a nível nacional e estadual e tem como intuito fiscalizar e deliberar assuntos referentes à comunidade negra e indígena no município.
A próxima reunião do CMDN será marcada pelos membros do referido conselho e terá como tema a organização e realização do concurso “Beleza Negra”.