Belo Horizonte sedia hoje (16) o 2º Encontro Nacional do Judiciário. O objetivo do evento é proporcionar maior eficiência e agilidade à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço prestado e ampliar o acesso do cidadão brasileiro à Justiça.
O encontro é resultado dos debates realizados no segundo semestre de 2008 em várias regiões do Brasil, em que foram ouvidas sugestões de representantes de 86 tribunais e 44 associações, sobre aspectos relacionados ao funcionamento do Judiciário. Entre as metas do evento está promover a integração entre as Justiças Federal, do Trabalho, Eleitoral, Militar e estaduais.
Durante a manhã foi feita uma apresentação do planejamento estratégico nacional, sobretudo os desafios do Judiciário, e exibidos os resultados dos encontros regionais, segundo informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
No final do encontro, os dirigentes vão assinar o documento chamado Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, a ser implantado sob a coordenação do conselho. Entre os participantes do evento está o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Gilmar Mendes.
O 1º Encontro Nacional do Judiciário foi realizado em agosto de 2008, em Brasília.