Do início da pandemia até agora, Três Lagoas registrou 10.541 casos confirmados de Covid-19. Desse total, 8.129 pessoas já se recuperaram da doença. Atualmente, 2.208 moradores estão em tratamento contra a Covid, e 173 pessoas perdem a vida, vítimas do novo Coronavírus.
Em decorrência dos números alarmantes que Três Lagoas vem registrando nos últimos dias, o bispo da Diocese da cidade, Dom Luiz Knup, fez um apelo a população, para que haja a colaboração de toda a sociedade diante do atual cenário da pandemia.
“É um momento muito delicado que vivemos, pessoas que não encontram leitos e vidas perdidas a cada dia. Precisamos que todos tenham responsabilidade. As autoridades que estão nos cargos, não para fazer favor, mas porque aceitaram e assumiram esse cargo. Então responsabilidade em primeiro lugar de nossas autoridades”, destacou o Bispo.
Mas, segundo ele, não basta apenas as autoridades, se a população em geral não der a sua colaboração. “Então, nesse momento, a gente vê muitas iniciativas sem somar, sem apontar para a mesma direção. Primeiro, é preciso discutir sobre essas vidas perdidas. Segundo alguns profissionais de saúde, tem como se evitar. Para isso, é preciso conseguir alguns equipamentos, além de mais pessoas para atuar. Além disso, é preciso ter mais incentivo, porque se não paga melhor, os profissionais também não vão se ariscar, mas não basta ter mais leitos e profissionais, se a população não colaborar, e se não tem medidas eficaz para evitar o contágio tão avançado como está”, destacou o bispo.
Ainda segundo Knup, em alguns casos, seria possível dar um pouco mais de dignidade para o paciente que está morrendo.
Veja a entrevista na integra