A partir de hoje (6), crianças com idade entre um e cinco anos devem ser vacinadas contra o sarampo e a poliomielite. A Campanha Nacional de Vacinação vai até o dia 31 de agosto e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo. Em todo o país, 11 milhões de crianças vão receber as doses das vacinas. Para mobilizar a população, a ação desenvolve neste mês (18) o Dia D, quando mais de 36 mil postos de saúde permanecem abertos para atender a demanda de imunizações.
Em Mato Grosso do Sul, 400 mil doses das vacinas contra a poliomielite e a tríplice viral, que combate o sarampo, a caxumba e a rubéola, estão disponíveis. Em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), pretende imunizar 48 mil crianças.
De acordo com a infectologista da Sesau, Marcia Dal Fabbro, a capital tem registrado baixa cobertura vacinal.
A infectologista alerta para os casos de sarampo registrados no Brasil em 2018. Segundo dados do Ministério da Saúde, até o dia 01 de agosto, 742 confirmações da doença foram feitas no Amazonas e 282, em Roraima. Em relação a poliomielite, a infectologista explicou que, apesar do Brasil já ter erradicado a doença, a preocupação existe porque o vírus circula em outros locais, como é o caso da África.
Para Kátia Mougenot, gerente técnica de imunizações da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o fato dessas doenças não ocorrerem há alguns anos em Mato Grosso do Sul pode fazer com que pais e responsáveis pelas crianças negligenciem a campanha e deixem de levar seus filhos para tomar a vacina.
Sarampo
Em 2016, a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), certificou o Brasil pela eliminação da circulação do vírus do sarampo. Em 2018, o cenário mudou e surtos da doença são enfrentados pelos estados de Roraima e Amazonas. Conforme dados do Ministério da Saúde, há ainda casos isolados em São Paulo (1); Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (1) e Pará (2).
O sarampo é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, causada pelo vírus Morbilivirus, transmitido pelas secreções respiratórias. Entre os principais sintomas estão febre e manchas no corpo.
Poliomelite
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. A OPAS reconheceu o país como Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), Paquistão, Nigéria e Afeganistão ainda são considerados endêmicos.