Engenheiros Agrimensores de todo o Brasil se reúnem em Campo Grande a partir desta quarta-feira (6), no 15º Congresso Nacional de Engenheiros Agrimensores (Conea).
Durante três dias, na sede do Crea-MS, serão realizadas palestras e debates promovidos pela Associação Sul-Mato-Grossense de Engenheiros Agrimensores (Asmea). As inscrições para o congresso são gratuitas e podem ser feitas pelo site da instituição.
Os temas que serão apresentados durante o congresso são focados em tópicos atuais e inovadores dentro das áreas de agrimensura, cartografia e geotecnologias, com ênfase em aplicações práticas e desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Entre eles estão: modelagem e análise espacial para planejamento urbano, rural e ambiental; tecnologias de drones para levantamentos topográficos e agrícolas; monitoramento de recursos hídricos, solos e florestas com geotecnologias; geoprocessamento aplicado à agricultura de precisão e manejo sustentável; geotecnologias na gestão de cidades inteligentes (Smart Cities); regularização fundiária urbana e rural como conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam a regularização de assentamentos e propriedades urbanas e/ou rurais; soluções de geotecnologias para transportes e logística; novas legislações e padrões técnicos em agrimensura e cartografia; monitoramento e resposta a eventos extremos, como enchentes e deslizamentos.
“Trazer um evento dessa magnitude para o nosso estado fortalece nossa posição no cenário nacional e proporciona um ambiente de troca de conhecimento e inovação. Nosso objetivo é impulsionar a atualização técnica e estratégica de profissionais de todo o Brasil, além de promover discussões essenciais sobre a aplicação de tecnologias avançadas e a sustentabilidade na regularização fundiária. Sediar o congresso é uma oportunidade única para o setor se consolidar e gerar impactos positivos para a sociedade e a economia local,” afirmou a engenheira agrimensora Rejane Camechi, presidente da ASMEA.
Acompanhe a programação do 15º Conea.
DIA 6
- 18h – Credenciamento
- 19h – Solenidade de Abertura
- 19h30 – Palestra “Engenhar(IA) do Futuro“, com Eduardo Cavalcanti –
Engenheiro Civil, fundador do Blog da Engenharia e do Instituto Brasileiro de
Inteligência Artificial - 20h45 – Coquetel
DIA 7
- 7h30 – Credenciamento
- 8h – CREA
- 8h30 – MUTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA
- 9h – Palestra “Carbono Neutro”, com Jaime Verruck – secretário
de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e
Inovação (SEMADESC) - 10h – Palestra: “LAR Legal – Simplificação do Sistema de Regularização
Fundiária à luz da Constituição Federal“, com Dr. Luiz Tadeu Barbosa Silva –
desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e coordenador
do Programa Lar Legal-MS
- 11h – Palestra: “REURB – Regularização Fundiária Urbana“, com
Madson Ramão – Engenheiro Agrimensor, especialista em Regularização
Fundiária e Servidor Público na Agência de Habitação Popular de Habitação
de Mato Grosso do Sul (Agehab/MS) - 12h – Almoço
- 14h – Palestra: “Reurb-S : Aerolevantamento de áreas urbanas por
drone e sistema de geoprocessamento”’, com o Felipe Villela – Engenheiro
Industrial e diretor da Carf Fundiária - 15h – Palestra: “Mentes e Maquinas: Como as geotecnologias estão
redefinindo a engenharia de agrimensura”, com Rodrigo de Freitas Eger –
Engenheiro Cartógrafo e Gerente Nacional de Vendas da Santiago e Cintra - 16h – Mesa Redonda: “Ratificação de Áreas de Fronteiras”, com deputado estadual Renato Câmara – Engenheiro Agrônomo e Presidente da Frente Parlamentar de Regularização Fundiária da ALMS; Marcelo Bertoni – produtor rural, graduado em Gestão Pública e presidente da Famasul; Dr. Luiz Tadeu Barbosa Silva – Desembargador do TJMS; Victor Paiva – representante da OAB/MS; Nicholas Salles Fernandes Torres – representante do CORI (Colégio de Registradores de Imóveis)
DIA 8
- 8h – Visita aos Stands
- 9h – Palestra “Plano Diretor de Campo Grande e Modalidades de Parcelamento de Solos Urbanos“, com Berenice Maria Jacob Domingos – diretora-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (planurb)
- 10h – Palestra “Georreferenciamento e Regularização de Imóveis Rurais”, com Quêidimar Cristina Guzzo Rodrigues – Engenheira Agrimensora, presidente do Comitê Nacional de Certificação do Incra
- 11h15 – Palestra “Futuro do Engenheiro Agrimensor: Desafios e Oportunidades“, com Marcos Antonio Souza de Almeida – Engenheiro Agrimensor e Diretor Financeiro da Mutua/BA
- 12h – Almoço
- 14h – Apresentação dos Trabalhos Selecionados
- 15h – Apresentação Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores (Fenea), com Hamiltom Fernando Schenkel – presidente em exercício; apresentação da chapa e eleição Fenea; escolha da próxima cidade que sediará o XVI CONEA
- 16h – Encerramento