Ao menos 200 atendimentos e 35 inspeções foram realizados pela Capitania Itinerante, em Três Lagoas, que integra o Comando do 6º Distrito naval da Marinha do Brasil. A fiscalização ocorreu entre os dias 14 e 18 de outubro, sendo que apenas uma notificação por irregularidades foi registrada. Uma equipe de cinco inspetores navais estava na cidade para procedimentos burocráticos e documentais, com o objetivo de facilitar aos proprietários de barcos, lanchas e outros, assim como para quem é aquaviário e amador.
A Capitania Itinerante está instalada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedect) realizando serviços de inscrição, registro, renovação, transferência de propriedade e emissão de 2ª via para embarcações. Também renovação da caderneta de inscrição e registro, emissão de 2ª via e mudança de categoria para aquaviários e renovação da carteira de arrais amador.
A equipe da Marinha também realizou vistorias em embarcações, fiscalização e orientação aos proprietários de barcos e lanchas, nos rios Paraná e Sucuriú, principalmente quanto ao uso do colete salva-vidas. No fim de semana, os inspetores navais prestaram apoio em uma ocorrência de busca e salvamento.
De acordo com a equipe, as ações de fiscalização do tráfego aquaviário permanece no município para fiscalização nos rios Sucuriú, Paraná e Rio Verde, em sua extensão até Bataguassu.