O consumidor brasileiro costuma reclamar, e muito, do preço de carros zero quilômetro. Basta ler os comentários feitos pelos leitores nas matérias do Carsale para, quase sempre, encontrar uma comparação com modelos usados de segmentos superiores ou com os carros vendidos nos Estados Unidos. Será que os preços cobrados pelas marcas no Brasil estão muito distantes dos valores praticados na terra do Tio Sam?
O modelo que sofreu a menor variação foi o Ford New Fiesta Titanium 1.6, vendido no Brasil a partir de R$ 56.470, é anunciado nos Estados Unidos por US$ 18.390 (ou R$ 47.702 na atual cotação do dólar, que é de R$ 2,59) – uma diferença de R$ 9.038 ou 18,3%. Na sequência do ranking, vem a picape RAM 2500 Laramie, que por aqui custa R$ 184.900 contra US$ 56.725 (cerca de R$ 147.141 na mesma cotação). Assim, a submarca da Chrysler vende o modelo no País com um acréscimo de 25,6% no valor, sem contar encargos tributários. Completa o pódio, o Nissan Altima, vendido em versão única no Brasil a partir de R$ 96.990, enquanto nos Estados Unidos é comercializado por US$ 28.150 (ou R$ 73.019), atingindo uma variação de 32,8%.
Do outro lado da moeda, o modelo que apresenta a maior diferença de preços é o Jeep Grand Cherokee Laredo, vendido no Brasil a partir de R$ 194.900, enquanto é oferecido no mercado norte-americano por US$ 31.895 (R$ 82.734), registrando uma incrível variação de 135,5%. O segundo lugar fica com o Chevrolet Camaro SS, comercializado por aqui a partir de R$ 227.746 contra US$ 40.090 (R$ 103.991) – 119% de variação. Ou seja, outro modelo que custa mais que o dobro em nosso país. Completando o “ranking da desonra” está o Toyota Camry, oferecido por R$ 156.600 por aqui ante US$ 32.195 (R$ 83.512) – diferença de 89,9% ou R$ 73.088.
Veja abaixo um levantamento feito pelo Carsale com os preços e a variação de preços de alguns modelos vendidos no Brasil e nos Estados Unidos em configurações semelhantes: