A unidade móvel de atenção à saúde animal, mais conhecida como “Castramóvel”, foi instalada, nesta semana no pátio da Escola Estadual Fernando Correa, em Três Lagoas. O serviço é oferecido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e é totalmente gratuito. Dessa vez a expectativa é atender mais de 200 cães e gatos de moradores dos bairros Vila Nova, Santo André e Lapa.
A equipe do Castramóvel está no local desde segunda-feira (29) e deverá permanecer até o dia 29 de novembro. O coordenador do CCZ, Everton Ottoni, explica que na região há muitos animais domésticos e a demanda é grande. Esse, segundo ele, seria um dos motivos para que a unidade permaneça no pátio da escola por um mês.
O atendimento é realizado por agendamento e mais de 10 animais deverão ser operados por dia. O dono do cão ou gato deve ir até o Castramóvel ou no CCZ para agendar a data e horário do atendimento.
No Castramóvel, o serviço é oferecido a partir das 7h30 até 12h30. A castração é feita em cães e gatos, machos, acima de seis meses de idade.
No local, a equipe também orienta sobre medidas de prevenção de animais peçonhentos e contra leishmaniose. Mais de 1.400 animais já foram castrados pela equipe da unidade móvel entre os meses de janeiro e outubro.
Neste período também foram feitos outros atendimentos, como vacinas e distribuição de vermífugos, além de orientação a moradores sobre a “posse responsável de animais de estimação”.