De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a previsão meteorológica segue mostrando contrastes no Mato Grosso do Sul.
As regiões Centro-Norte, Noroeste e Nordeste do estado apresentam condições de maior nebulosidade e chuvas mais recorrentes. Com a previsão de nuvens e chuvas, essas regiões tendem a ter temperaturas mais amenas.
Essa situação atmosférica decorre da maior disponibilidade de umidade e da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno que cruza o Brasil de Norte a Sul, intensificando a possibilidade de espalhar chuva. Essas regiões tendem a registrar os maiores acumulados de chuva e, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios.
Por outro lado, principalmente nas regiões Centro-Sul e Sudoeste, há uma tendência de tempo mais firme e seco, com temperaturas acima da média para o mês de janeiro, além da baixa umidade relativa do ar.
A atuação dos ventos associados a um sistema de alta pressão atmosférica favorece o tempo quente e seco nessas regiões.
São esperadas altas temperaturas, com valores entre 34°C e 40°C, e baixos índices de umidade relativa do ar, entre 15% e 30%, principalmente nas regiões Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste do Mato Grosso do Sul.