Mato Grosso do Sul pode ter termelétricas de biomassa.A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai realizar leilão para a contratação de energia elétrica proveniente de empreendimentos de geração de fontes eólica e biomassa.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o governo do Estado publicou um edital e oito projetos foram apresentados com a proposta de instalar em Mato Grosso do Sul termelétricas de biomassa.
Dos projetos apresentados, duas termelétricas seriam instaladas em Três Lagoas. Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Bataguassu e Inocência, também receberiam os investimentos. De acordo com o secretário, para que esses empreendimentos se concretizem nestes municípios é preciso que as empresas que participaram do edital, possam vencer a licitação da Aneel.
Entretanto, Verruck acredita que, do total de projetos apresentados, pelo menos, cinco devem vencer o edital da Aneel. “ Esses empreendimentos têm que ficar próximo ao linhão. Essas unidades de cogeração de energia utilizam como matérias-primas para produzir bioeletricidade produtos como madeira, lenha e bagaço de cana-de-açúcar, entre outros.
Cada usina de 50 MW, segundo o secretário, prevê investimento de R$ 300 milhões no empreendimento e mais R$ 300 milhões na parte florestal, que demandará de 21 hectares de eucalipto para rodar. “A implantação de uma usina de biomassa é muito fácil, muito organizada. Acredito que, em 2017, essas usinas estariam funcionando”, destacou.