Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Climatizador de ar e bebedouro de animal são focos de dengue

Somente no primeiro mês de 2021, já foram notificados 157 casos suspeitos da doença

Alerta > Moradores devem ficar atentos - Reprodução TVC
Alerta > Moradores devem ficar atentos - Reprodução TVC

Os casos de dengue estão aumentando a cada semana, em Três Lagoas. Somente no primeiro mês de 2021, já foram notificados 157 casos suspeitos da doença, sendo que seis moradores tiveram o diagnóstico positivo para dengue. Outras cinco pessoas aguardam resultados de exames laboratoriais. 

Um dos problemas é que os criadouros do mosquito Aedes aegypti são encontrados em lugares que, às vezes, os moradores não ficam atentos, como o bebedouro de animais e  dentro do reservatório de água de climatizadores de ar.

De acordo os agentes de saúde e de endemias, constantemente eles encontram larvas do mosquito nesses recipientes em residências, localizadas em diversos bairros. Para evitar o avanço da dengue, os servidores realizam um mutirão nos principais pontos da cidade, indo de casa em casa para orientar vistoriar os quintais. Isso porque 80% dos criadouros do Aedes estão nas residências. A mesma ação é feita na área central de Três Lagoas. 

BAIRROS COM FOCOS
Os bairros que mais registraram casos de dengue são: Interlagos, São Carlos, Santa Luzia, Novo Oeste, Vila Piloto e Vila Nova. 

Com o período de chuvas, o número de moradores diagnosticados com dengue pode subir no Verão. Os agentes de saúde também fazem o bloqueio químico com o uso de inseticida, nos quintais das residências para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Confira a reportagem abaixo: