Com o expressivo aumento de casos, internações e mortes provocados pelo novo coronavírus em Três Lagoas, nas últimas semanas, o município passou do grau tolerável de risco de transmissão do vírus para grau alto. A cidade regrediu duas faixas conforme o mapeamento do programa Prosseguir, elaborado pelo Governo do Estado.
Três Lagoas permaneceu por duas semanas na faixa laranja – que tem risco médico de contágio do novo coronavírus – e, depois, progrediu para a bandeira amarela, cujo risco de contaminação é menor – tem grau tolerável. Nesta semana, no entanto, regrediu no mapeamento.
Ao todo, 52 dos 79 municípios estão na faixa vermelha – incluindo Três Lagoas.
O mapa situacional apresenta uma piora dos municípios em situação mais crítica. Na cor cinza, a bandeira que tem risco extremo de contaminação da Covid-19, estão sete cidades. Até a semana passada, eram apenas três. Na lista estão: Amambai, Bela Vista, Aquidauana, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Sete Quedas.
Na faixa laranja, estão 20 municípios – sete a menos que no mapeamento anterior.
Neste mapeamento, nenhum município possui grau tolerável de transmissão do vírus.
PROSSEGUIR
O Programa de de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) avalia indicadores municipais como leitos de UTI disponíveis, quantidade de profissionais da saúde, insumos e medicamentos disponíveis, além da redução dos casos e de mortes.
De acordo com as pontuações recebidas, cada município é classificado com uma bandeira que varia de cinza (grau extremo), vermelha (alto), laranja (médio), amarela (tolerável) e verde (baixo). Cada bandeira recebe recomendações para que a Covid-19 desacelere.