Contrariando a “crise internacional” e a sensível retração dos investimentos no setor agropecuário de Mato Grosso do Sul desde o final do segundo semestre de 2008, quatro frigoríficos de bovinos e um de ovinos, com Serviço de Inspeção Federal instalados, voltaram a abater e já estão contratando pessoal. A capacidade desses cinco estabelecimentos que voltaram à ativa em janeiro, representam o abate de 200 ovinos/dia e aproximadamente 1.100 bovinos/dia.
Nesse curto espaço de tempo já houve a recomposição de 477 vagas de trabalho. Infelizmente existem outros sete estabelecimentos com SIF nos municípios de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Iguatemi, Campo Grande, Nova Andradina, Porto Murtinho e Ribas do Rio Pardo com as atividades de abate suspensas por tempo indeterminado, que juntos representam uma diminuição no abate de 2.350 bovinos/dia e a extinção de aproximadamente 930 postos de trabalho. As informações constam nos relatórios de auditorias feitas pelos fiscais federais agropecuários da Superintendência Federal de Agricultura do Estado (SFA/MS).
A mais recente prova positiva dessa reviravolta no setor de carnes foi a reativação do SIF 3359, (Torlim Alimentos S/A) de Itaporã, considerado um importante pólo produtor de carne de alta qualidade. O frigorífico está habilitado a exportar (Países da Lista Geral) e vai incrementar as atividades de abate de bovinos, com o retorno programado para a próxima segunda-feira (16). A empresa já está contratando pessoal, pois foram abertas mais 150 vagas, além das 138 vagas remanescentes. Inicialmente os abates acontecerão três vezes por semana (segunda, quarta e sexta).
Informações mais detalhadas poderão ser obtidas junto ao Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários da SFA/MS através do telefone (067) 3316-7103 / 7100 ou pelo e-mail: [email protected] .