A coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Adriana Spazzapan, participou do RCN Notícias da Cultura FM e TVC HD nesta terça-feira (4) para falar dos casos de H3N2 que foram confirmados na cidade. Até agora, três pessoas contraíram o vírus, enquanto em todo o Estado, quatro pessoas morrem após contrair H3N2.
Segundo Adriana, a Secretaria de Saúde está em alerta desde o final de 2021, quando os primeiros casos começaram a surgir. Ela informou que houve um aumento de pessoas nas unidades de saúde e também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas gripais.
Os sintomas do H3N2 são os mesmos parecidos com do H1N1, como da gripe sazonal. No entanto, a enfermeira explicou que, o paciente com H3N2 pode ter sintomas um pouco mais intenso.
Adriana ressaltou a importância das pessoas continuarem adotando medidas de prevenção contra a Covid, como o uso de máscaras, álcool em gel, e o distanciamento social, pois servem também para evitar a transmissão do H3N2, assim como de qualquer outra influenza. “As medidas de prevenção servem para proteger contra todas as doenças respiratórias”, destacou.