Apandemia da Covid-19 já atingiu 344 profissionais da saúde, em Três Lagoas, desde março do ano passado. A maioria desses trabalhadores já está recuperada. No entanto, atualmente, 19 pessoas que trabalham na linha de frente do combate ao novo Coronavírus estão afastadas de seus postos de trabalho porque estão em quarentena.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que, deste total, um profissional de saúde morreu vítima de complicações da Covid-19, na cidade.
Em Mato Grosso do Sul, os números são ainda mais alarmantes. Desde março do ano passado, o Coronavírus já infectou mais de 205,7 mil moradores do Estado. Quase 4% desses pacientes eram profissionais da saúde.
O relatório indica que 8.027 trabalhadores da área da saúde foram infectados, sendo que 21 deles perderam suas vidas para a Covid-19.
Em Três Lagoas, dos 342 contaminados, 325 deles estão recuperados e muitos, inclusive, retomaram suas atividades em hospitais, clínicas e unidades de saúde do município.
O saldo é mais desanimador, no entanto, quando observa-se o cenário estadual, onde, atualmente, 234 trabalhadores precisaram suspender suas atividades para cuidar da própria saúde e estão em recuperação.
Os profissionais de saúde, de Três Lagoas, vítimas da pandemia, em sua maioria, têm entre 30 e 39 anos. A minoria possui alguma comorbidade. As poucas doenças relatadas foram asma, diabetes, hipertensão e imunidade frágil. Foram feitos 1.375 testes na categoria.