Originário da Catalunha, o creme queimado ou catalão é uma sobremesa à base de leite, ovos e açúcar. Diz-se que durante o século XVI, nos conventos se cozinhava um creme de leite com consistência cremosa, que aos poucos se popularizou.
O que o torna semelhante ao crème brûlée é a camada de caramelo que cobre a sobremesa. Na parte Languedoc, cozinham para festejar o Dia dos Pais.
É uma sobremesa semelhante ao crème brûlée, porém é cozido em uma panela de cobre em temperatura média e depois flambado para formar o caramelo.
De origem francesa, esta sobremesa deriva de creme queimado. Diz-se que durante o século XVII um chef francês acrescentou açúcar ao creme por engano. Quando a sobremesa foi assada, formou uma camada de caramelo. A consistência cremosa e crocante encantou a todos e foi assim que a sobremesa se popularizou mundialmente. Atualmente existem várias versões da receita, algumas com café, chocolate ou chá. A diferença com o creme catalão é o processo de cozimento, o crème brûlée é cozido em banho-maria, o que lhe confere uma consistência delicada e elegante.
(Texto adaptado do site: Gourmet de México).