A Prefeitura de Três Lagoas contratou a empresa M.R. Construtora Ltda, pelo valor de R$ 1,4 milhão para prestar serviços de manutenção preventiva e corretiva de toda a rede de iluminação pública municipal, urbana, rural e dos distritos. Além disso, ficará responsável pelo cadastramento, implantação de sistema de gestão operacional, fiscalização, medição, despacho e recepção de serviço de manutenção pública da rede de iluminação.
A empresa também terá que implantar o serviço de call center para recepção e despacho dos serviços de manutenção da rede de iluminação pública.
Nove empresas participaram da licitação para a manutenção do serviço, que desde dezembro do ano passado, passou a ser de responsabilidade da Prefeitura de Três Lagoas. Antes, a manutenção era de responsabilidade da Elektro, distribuidora de energia elétrica.
Mas, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), desde 2010 a competência passou a ser dos municípios. A Prefeitura de Três Lagoas, no entanto, assumiu o serviço apenas em dezembro de 2020.
Desde o ano passado, a prefeitura iniciou em algumas avenidas e ruas, a instalação de luminárias econômicas e mais eficientes.
Moradores de Três Lagoas sempre reclamaram da iluminação pública na cidade. Muitos reclamam que as lâmpadas são de baixa potência, o que deixa as ruas escuras. Além disso, outra reclamação sempre foi com relação a demora para o atendimento das solicitações de moradores em relação a troca de lâmpadas queimadas. Por esse motivo, a prefeitura fez um levantamento sobre o setor para definir o que deveria ser feito pela empresa vencedora da licitação.