Veículos de Comunicação

Violência

Denúncias de violência contra a mulher chegam a 1.255 no primeiro semestre em MS

Dados se referem ao número de ligações recebidas pelo telefone 180

Central funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados e fins de semana. - Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres
Central funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados e fins de semana. - Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres

Balanço divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos na última terça-feira (7), revela que, em todo o país, 72.839 denúncias de violência contra a mulher foram contabilizadas no sistema do Ligue 180. Desse total, 1.255 partiram de Mato Grosso do Sul.

Para Tai Loschi, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, esses números são significativos.

 

Entre os relatos feitos, a violência física é a que apresenta o maior número de casos no estado (16.615). Em seguida vêm as violências psicológica (12.745) e a sexual (2.445).Tai Loschi explica a importância das mulheres denunciarem as violências.

 

Os estados com mais registros são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. As denúncias são recebidas pelo 180 e o serviço faz os encaminhamentos, disseminando as informações sobre a Lei Maria da Penha, os Direitos da Mulher e seu amparo legal. O canal também é uma ferramenta que auxilia no esclarecimento de dúvidas sobre os tipos de violência.

Para que esse cenário de agressões mude, a coordenadora acredita que é preciso investir em políticas públicas, na implantação de projetos e de locais que atendam as mulheres, como a Casa da Mulher Brasileira.

 

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 180 que funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. A central disponibiliza ainda o e-mail [email protected].