Veículos de Comunicação

NA ALEMS

Deputados elegem nova mesa diretora da Alems no dia 13 de novembro

Conversas nos bastidores apontam uma possível alteração na 1ª secretaria, que deve continuar ocupada pelo PSDB, mas possivelmente com outro parlamentar da sigla

Presidente da Alems, Gerson Claro (PP), e 1º secretário, Paulo Corrêa, durante sessão plenária desta quinta-feira (31)
Presidente da Alems, Gerson Claro (PP), e 1º secretário, Paulo Corrêa, durante sessão plenária desta quinta-feira (31)

Após reunião a portas fechadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), integrantes da atual mesa diretora e líderes de bancadas firmaram um acordo para que a eleição da nova administração da Casa de Leis (biênio 2025-2026) seja realizada no próximo mês.

A data foi confirmada pelo presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (31).

Pautada de última hora na Ordem do Dia, pelo presidente da Casa, a resolução que define o dia 13 de novembro como data para a eleição foi votada e aprovada entre os parlamentares.

Não tem nada de chapa, é só a designação da data, assinados pelo presidente Gerson Claro, primeiro secretário Paulo Correia, segundo secretário deputado Pedro Kemp, líderes deputado Jamilson, deputado Márcio Fernandes, deputado Londres Machado e deputado Zeca do PT. É uma votação simbólica, porque ela é da mesa diretora e nem regimentalmente precisaria“, afirmou o presidente.

O deputado Márcio Fernandes (MDB) lidera o grupo com maior número de parlamentares da Alems e falou sobre o início das movimentações políticas.

A data foi definida e agora que nós vamos começar a discutir. Provavelmente, a tendência do bloco é continuar a mesa que está. A tendência é essa. Eu não tenho interesse em nenhum cargo, meu plano é outro“, disse o deputado, líder do G-10.

Já outro bloco, o G-8, é liderado pelo deputado estadual Jamilson Name (PSDB) e ele conta que aguarda a reunião com o Governador do Estado para dar andamento às articulações.

Eu acredito que o PSDB vai ter uma unidade. Nós vamos conversar entre os deputados, nós somos seis deputados, é a maior bancada. Nós vamos conversar e reportar também ao governador Eduardo Riedel, que chega hoje, e aí nós vamos estar caminhando juntos“, contou o líder do G-8.

A conversa entre os deputados do PSDB é esperada também pelo deputado estadual Pedro Caravina (PSDB). Nos bastidores do plenário, o nome do deputado foi ventilado para ocupar a 1ª secretaria da Casa de Leis e ele já teria o apoio de seis parlamentares.

Não existe candidato dele mesmo. Tem que conversar com os pares. Nós fomos surpreendidos agora com a data, que foi antecipada um pouco. Então, agora, nós vamos conversar com os pares e ver o que eles entendem ser o melhor nome para compor os cargos. É um período curto e por isso são necessárias as conversas. Se eu já tenho alguém me apoiando para 1º secretário, são votos espontâneos. Eu não tenho interesse em nenhum cargo até conversar com o PSDB“, afirmou Caravina.

Já para os parlamentares do PT, a composição da mesa com Kemp (PT) como 2º secretário deve continuar a mesma. É o que diz o líder do partido na Alems, deputado Zeca do PT. “O Pedro Kemp é nosso candidato para segundo secretário, porque somos favoráveis ao jeito que está“, concluiu o parlamentar.

Mesa Diretora

Atual composição:

  • Presidente – Gerson Claro (PP)
  • 1° vice-presidente – Renato Câmara (MDB)
  • 2° vice-presidente – José Teixeira (PSDB)
  • 3° vice-presidente – Mara Caseira (PSDB)
  • 1° secretário – Paulo Corrêa (PSDB)
  • 2° secretário – Pedro Kemp (PT)
  • 3° secretário – Lucas de Lima (Sem partido)