Hoje, dia 20 de maio, celebramos o Dia Mundial da Abelha, data criada pela ONU, e claro que eu não poderia deixar essa data passar em branco. Além de um apaixonado por mel, descobri alguns anos atrás a importância das abelhas para a existência da humanidade.
Engana-se quem pensa que a principal contribuição das abelhas no meio ambiente é a produção de mel. Elas são exímias polinizadoras, essenciais no cultivo de grande parte dos nossos alimentos. Sempre bom lembrar: sem abelhas, não há diversidade à mesa!
Você sabia que além da Apis mellifera – aquela abelhinha típica, com ferrão e listras pretas e amarelas -, no Brasil, existem mais de 300 espécies de abelhas nativas? Algumas delas produzem meles cheios de bossa, menos doces, mais ou menos ácidos, alguns até com certo amargor. Já provou? Pois deveria!
A empresa Mbee de São Paulo, trabalha com meles de abelhas de origem nas Américas, as abelhas nativas sem ferrão, que possuem sabores incríveis. Jataí, mandaçaia, borá, uruçu-amarela, tiúba, se for falar o nome de todas as abelhas nativas brasileiras ficarei aqui até amanhã – são mais de 300 espécies, todas sem ferrão! Enquanto uma colmeia de Apis mellifera produz 25 kgs de mel por ano, a de melíponas, dependendo da espécie, produz de 300 gr a 2,5 kg por ano. Esses meles – menos doces, ácidos e cheios de bossa – são verdadeiras joias, “ouro líquido”.
Fique ligado! O uso desenfreado de defensivos químicos agrícolas está matando centenas de milhares de abelhas. Sem elas, além de ficarmos sem mel, própolis e pólen, ficaremos sem frutas e legumes, pois são elas as responsáveis pela polinização de 70% dos produtos agrícolas que consumimos.
Nesta data de hoje o Eugênio, dono da marca Mbee, me convidou a fazer parte do #enxameMBee para, juntos, fazermos muito zum-zum neste dia, nas redes sociais.
Então vamos lá, te proponho um desafio, você que está nos ouvindo ou visitando nosso site, poste na sua rede social uma foto ou vídeo ou qualquer outra ação, chamando a atenção para a data e para a importância das abelhas em nossa sociedade e meio ambiente, se puder usar a hashtag: #enxamembee e marcar o @mbeemel e @chefpaulomachado melhor ainda.
Ajude a divulgar esta causa, nossas abelhas pedem ajuda!
Confira a coluna: