A campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a Aids, começou. Em todo o Estado, 767.520 preservativos estão sendo distribuídos. Desse total, cerca de 300 mil, são destinadas à capital, que tem a maior população de Mato Grosso do sul. O tema deste ano é: a camisinha combina com qualquer fantasia.
Os preservativos são encontrados em postos de saúde e distribuídos também nos ensaios das escolas de samba. A quantidade ofertada pelo Estado aos municípios é um reforço aos lotes existentes, que usualmente são dados à população. Os gestores municipais também têm recursos próprios às campanhas de prevenção. Em Campo Grande, nos dias de carnaval, a distribuição será intensificada nos locais com grande concentração de foliões, afirmou Roberto Cunha, gerente do Programa DST/Aids do município.
Este ano, a novidade para os amantes do carnaval é o display de preservativo instalado em diversos locais da capital – uma espécie de caixa retangular onde, ficam armazenadas camisinhas que podem ser adquiridas gratuitamente, estando disponíveis em bares, lanchonetes e universidades. Segundo Roberto Cunha, mais uma iniciativa para garantir a saúde da população.
Ainda de acordo com Roberto, a capital registra estabilidade no crescimento epidemiológico com média de 120 novos casos por ano. “A incidência é considerada normal, ou seja, dentro dos padrões nacionais, sem estatísticas alarmantes. O crescimento do número de pessoas vivendo com Aids acontece na mesma proporção do crescimento demográfico.”