Veículos de Comunicação

Transplante

Doação de órgãos na Santa Casa salva quatro vidas em MS e no DF

Coração, fígado e rins foram coletados por equipe Organização de Procura de Órgãos

Trabalho dos médicos começou cedo, às 5h50 da manhã, com um minuto de silêncio - Reprodução/Santa Casa
Trabalho dos médicos começou cedo, às 5h50 da manhã, com um minuto de silêncio - Reprodução/Santa Casa

Uma doação e quatro vidas salvas. A OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande fez a coleta de quatro órgãos na manhã desta segunda-feira (8). Coração, fígado e rins salvaram a vida de quatro pessoas, duas de Mato Grosso do Sul e duas do Distrito Federal.

Segundo informações do Hospital, os rins foram implantados logo após a coleta em dois pacientes que aguardavam na fila por um transplante aqui no Estado. Já o coração, foi o primeiro a deixar o centro cirúrgico da Santa Casa com rumo à Brasília, para ser implantado numa paciente portado de miocardite chagástica. O translado foi realizado por um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

Poucos momentos depois, o fígado também “voou” para Brasília e foi transplantado num paciente diagnosticado com cirrose. A coordenadora da OPO da Santa Casa, a médica Patrícia Berg, disse que mesmo com diversas campanhas de conscientização, muitas famílias não sabem como proceder por não saber da intenção da pessoa em vida.

“Não é somente uma questão de manifestar seu desejo em ser doador, mas também de buscar esclarecer todas as dúvidas sobre o processo. Aqui no hospital, o serviço está aberto para ajudar com este entendimento, pois diante de uma oportunidade esse familiar pode colaborar com a qualidade de vida de outros pacientes que precisam”, afirmou Drª Patrícia.