Mato Grosso do Sul vem se mantendo entre os estados que mais vacinaram suas populações contra a covid-19 e é o terceiro do país, atrás apenas do Distrito Federal e Amazonas. As informações são do Consórcio de Veículos de Imprensa, que monitora os dados das secretarias de saúde de todo o país.
De acordo com dados do governo estadual, a meta de imunização atingida até agora é de 46% do público prioritário e 76 mil doses foram aplicadas. O total representa 2,7% da população de Mato Grosso do Sul.
E no estado, apenas dois municípios atingiram a meta de vacinar 90% das pessoas do grupo prioritário. O pimeiro é Jateí, que está além do total, com 104%. Em seguida vem Dois Irmãos do Buriti, que imunizou 104%, segundo tabela da Seretaria de Estado de Saúde (SES).
A capital, Campo Grande, está entre os municípios que menos vacinaram no estado, com 36% do total. De acordo com a prefeitura, a vacinação segue cronograma estabelecido para evitar aglomerações. A administração informou, ainda, que as doses recebidas não são suficientes para imunizar todo o grupo prioritário. "Nesse primeiro momento, foi aplicada a primeira dose em 100% do público residente em instituições, sendo feita também nos profissionais de saúde que atuam em hospitais e unidades de saúde da prefeitura e em idosos com mais de 80 anos de idade", explica.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) disse que a população de Campo Grande é maior se comparada a outros municípios.
Ouça mais detalhes:
*Autalização de informações às 9h36 para acréscimo de posicionamento da prefeitura de Campo Grande.