Veículos de Comunicação

CONHECIMENTO

Domingo de prova para vestibulandos e médicos em busca de especialização

Milhares de candidatos farão provas neste domingo
Milhares de candidatos farão provas neste domingo | Foto: Reprodução/Câmara Federal

Na tarde deste domingo (20), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizará as provas do Vestibular 2025 para mais de 8.400 candidatos, que estão concorrendo a vagas em mais de 40 cursos presenciais e a distância.

Este ano, a UFGD registrou um aumento de 12% no total de inscritos, em relação ao vestibular do ano passado.

Os cursos mais concorridos são Medicina (171,1 candidatos por vaga), Direito (56,36 candidatos por vaga) e Psicologia (46,88 candidatos por vaga).

As provas do Vestibular UFGD 2025 serão aplicadas nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Já as provas do Vestibular para o curso de Licenciatura em Educação do Campo ocorrerão apenas em Campo Grande, Dourados e Naviraí.

Uma das principais recomendações da organização é que os candidatos cheguem ao local de prova com, no mínimo, 45 minutos de antecedência, ou seja, antes de 12h15. Os portões serão fechados pontualmente às 13h, no horário de MS.

Os candidatos terão até às 18h30 para fazer a redação e responder a 60 questões objetivas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

RESIDÊNCIA MÉDICA

Também neste domingo (20) serão realizadas a provas do Exame Nacional de Residência, também conhecido como Enare, sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), com apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Enare deste ano oferece 8.720 vagas, sendo 4.874 vagas de Residência Médica e 3.846 vagas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, em 163 instituições de todo o país.

As provas serão realizadas em mais de 60 cidades do Brasil, incluindo todas as 27 capitais e cidades estratégicas do interior.

Dos 119 programas de Residência Médica, os mais concorridos são Otorrinolaringologia (37,66 candidatos por vaga), Medicina Esportiva (33 candidatos por vaga) e Cirurgia Cardiovascular (30,8 candidatos por vaga).

Para as 15 especialidades de Residência Multi e Uniprofissional, os mais concorridos são Biomedicina (37 candidatos por vaga), Física Médica (16,33 candidatos por vaga) e Enfermagem (14,94 candidatos por vaga).

O processo seletivo tem um sistema de classificação semelhante ao Enem/Sisu, em que o participante escolhe onde pretende realizar a residência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando quem ocupará as vagas.

As vagas do Enare são ofertadas por instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, cujos programas de residência estão autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e que tenham garantidas as fontes financiadoras para o pagamento das bolsas dos residentes.

Os resultados da prova escrita serão divulgados em 20 de dezembro e os da análise curricular em 7 de janeiro de 2025. A escolha de vagas será feita em três períodos: de 21 a 22 de janeiro, de 24 a 27 de janeiro e de 29 a 30 de janeiro de 2025.