O mutirão da Serasa, que proporciona descontos de até 99% até o fim de março, já atraiu 99.474 pessoas em Mato Grosso do Sul, que conseguiram negociar dívidas e limpar o nome na praça. Os dados parciais são referentes ao período de 17 de fevereiro, inicio da campanha, até às 8h de ontem (27).
Quem ainda não firmou acordo pode fazer isso até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 31 de março.
Levantamento especial realizado pela Serasa aponta que em Mato Grosso do Sul 800 mil pessoas estão endividadas e desconhecem a informação, destas, 300 mil estão, inclusive, negativadas.
“É possível fazer a consulta e o cadastro gratuitamente no nosso site, ou presencialmente nos Correios para verificar a oferta disponível”, orienta a especialista em educação financeira da Serasa, Tamires Castro.
Este ano são mais de 1.400 empresas, que oferecem descontos de até 99% e parcelamento em até 72 vezes.
Causas do desconhecimento
A também especialista em educação financeira da Serasa, Aline Maciel, explica que o desconhecimento sobre débitos pode ter diferentes causas, como a falta de monitoramento do CPF/CNPJ, dados cadastrais desatualizados e, de maneira mais ampla, a desinformação financeira.
“Muitos consumidores e empreendedores só descobrem pendências financeiras ao tentar contratar um financiamento, fazer crediário ou acessar um serviço básico”, aponta Aline, gerente da plataforma Limpa Nome. “O controle da situação do nome acaba ficando em segundo plano, levando a descobertas tardias, quando a dívida já foi negativada”, comenta.