Nos primeiros oito dias do mês de outubro já choveu mais da metade do volume esperado para todo o período, em Três Lagoas. A primavera chegou para espantar a estiagem registrada no inverno e a previsão é de muita chuva para os próximos dias, na região.
Até o momento já choveu 75 milímetros, sendo que o previsto para outubro é de 126,4 milímetros. De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp/MS, ligada ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente nesta segunda-feira (8) choveu 60 milímetros.
Um temporal, que durou 20 minutos, assustou os moradores de Três Lagoas. O vento, segundo o meteorologista, chegou a 51 km/h e a formação de uma nuvem gigante, inclusive, em forma de funil, que lembra um furacão ou tromba d´água, chamou a atenção.
Natálio explicou que isso ocorre por conta da alta temperatura que se associa com a umidade relativa do ar vinda da Amazônia. “É fortalecida por um centro de baixa pressão no Paraguai, que deixará o estado, nas regiões sul, sudeste e sudoeste com muitas nuvens provocando pancadas de chuva principalmente à tarde e no começo da noite”.
Ele destacou também que nas demais áreas ocorrerão pancadas de chuvas isoladas à tarde e calor permanecerá até domingo (14).