Os casos de ferrugem de soja registrados no Brasil já atingem 117 focos em todas as regiões produtoras até ontem, segundo dados do Consórcio Antiferrugem, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A situação mais crítica está no Centro-Oeste, onde os Estados da região têm recebido um bom volume de chuvas desde o início do ano. Em Goiás foram registradas 47 ocorrências de ferrugem. Mato Grosso do Sul e Mato Grosso apresentam, respectivamente, 23 e 8 focos.
O Paraná também tem se destacado neste ano, mesmo com a estiagem que já trouxe prejuízos para a soja nesta safra, e registra 19 ocorrências. O avanço rápido da doença se dá pelo aumento do volume de chuvas nas principais regiões produtoras do País. Na semana passada, a Embrapa havia identificado 55 ocorrências da doença.
Apesar do rápido avança da doença nesta safra, o número de casos ainda está bem abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. Até 14 de janeiro de 2008, a Embrapa havia identificado 272 focos da doença em todo o Brasil.